O manual dos inquisidores

O manual dos inquisidores Numa altura em que está para chegar às prateleiras de todas as livrarias o último romance de António Lobo Antunes, Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?, recuo a uma obra que há muito sentia necessidade de conhecer. O 25 de Abril, os períodos pré e pós revolução e todas as alterações sociais daí decorrentes estão espelhadas nas muitas vozes que constituem as quase quatrocentas páginas de O manual dos inquisidores.
Como em tantos dos seus livros, a história completa-se pelas histórias particulares de cada uma das personagens. Cada uma delas tem as suas recordações, os seus medos e anseios e em cada uma delas a revolução se dá de forma distinta.
Dificilmente se conseguirá ficar indiferente a este romance, que quase nos obriga a viver entre as suas capas, como o autor gosta que aconteça. Por isto e pela habitualmente invulgar – habitual em Lobo Antunes e invulgar nos nossos dias – capacidade de escrita, O manual dos inquisidores tornou-se naquele que considero o mais conseguido trabalho do autor – importa referir que ainda  me faltam ler muitos – e uma referência obrigatória nas minhas leituras.

Anúncios
Com as etiquetas ,

4 thoughts on “O manual dos inquisidores

  1. deep diz:

    A forma (“apaixonada”, diria) como te referes sempre à obra de Lobo Antunes desperta em mim a vontade de seguir as sugestões. Obrigada pela partilha. 🙂

    Gostar

  2. António diz:

    de acordo. dos que li, só gosto deste

    Gostar

  3. Menphis diz:

    Do livro de entrevistas, que depois vai para ti conforme o prometido quando terminar,fiquei mais curioso no ” Tratado das Paixões da Alma”. E fiquei com a sensação que para compreender melhor ALA tem mesmo que se ler do primeiro ao último livro por ordem cronológica.

    Gostar

  4. Danieli diz:

    eu seria incapaz de escolher um livro do ALA para meu predileto, mas esse com certeza seria um forte candidato!!!
    d.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: