A volta ao dia em 80 mundos

– Minha senhora – disse-lhe eu -, não espere muita coerência desta volta ao dia. De facto, o que encontramos neste A volta ao dia em 80 mundos é um conjunto de textos sobre os mais variados temas, desde a música – o jazz, principalmente -, ao boxe, com as obrigatórias passagens pela literatura. Com esta escolha de escritos e imagens, Cortázar volta a mostrar-se um dos autores  mais inovadores que tive oportunidade de ler. Em O jogo do mundo, podemos encontrar dois livros, ou duas formas de ler um livro: uma primeira mais tradicional, do primeiro ao 56º capítulo, e uma segunda, começando no capítulo setenta e três e seguindo uma ordem definida numa tábua de orientação. Num dos textos que A volta ao dia em 80 mundos reúne, Julio Cortázar apresenta aquela que seria a ideia para uma máquina de ler O jogo do mundo (Rayuela). Teria a designação de Rayuela-o-matic e consistiria numa espécie de armário com o número de gavetas correspondente ao número de capítulos do livro. Depois, consoante a forma de leitura que se tivesse escolhido, as gavetas iam abrindo na sequência definida, à medida que o leitor fosse terminando cada capítulo. Outro dos pedaços interessantes desta obra é o conto A carícia mais profunda, em que um homem se vai sentindo afundar no solo sem que mais ninguém se aperceba disso. Há ainda uma interessante escolha de poemas e uma série de opiniões que nos levam a pensar que Cortázar teria sido um blogger de mão cheia.
As palavra finais vão para a Cavalo de Ferro: a edição deste A volta ao dia em 80 mundos está excelente e a notícia de que está já prevista a edição de Papéis inesperados não lhe fica atrás. Assumo-me como seguidor.

Anúncios
Com as etiquetas ,

One thought on “A volta ao dia em 80 mundos

  1. Menphis diz:

    Sem dúvida, um autor a seguir. Ler à pouco o ” Histórias de Cronópios e Faunas” e, apesar de ser um estilo mais fantástico achei-o muito bom.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: