Submundo

Começamos por seguir a entrada de um jovem num estádio onde se disputaria uma final de basebol. As primeiras páginas de Submundo bastam para evidenciar a excelência de DeLillo, numa incrível descrição de toda a atmosfera desse encontro, no Polo Grounds. Nessa noite, com a tacada que se ouviu em todo o mundo (vídeo), Bobby Thomson deu aos Giants a vitória sobre os Dodgers. A bola perdeu-se nas bancadas, mas na obra de Don DeLillo é o jovem Cotter Martin a levá-la para casa. A partir daí, o destino da bola vai-se confundindo com as vidas dos vários personagens que vão surgindo. Durante a leitura das mais de oitocentas páginas de Submundo, vamos percebendo que a bola é um pretexto para descrever toda uma época. O desenvolvimento, a ameaça nuclear e a cultura vão moldando personalidades e condicionando relações. É pela acção do homem que o mundo se vai alterando e é pela acção desse mundo que o homem se vai moldando.
Numa obra extensa como esta, são normais as oscilações entre momentos de leitura empolgante e outros de menor interesse. Em Submundo, no entanto, estes últimos nunca se alongam em demasia.
Depois desta leitura, a restante obra de DeLillo revestiu-se de um interesse acrescido. Já editados em Portugal, também pela Sextante, podemos encontrar Ruído Branco e O Homem em Queda. Qualquer deles obrigatório. Qualquer deles questão de tempo.

Anúncios
Com as etiquetas ,

2 thoughts on “Submundo

  1. Menphis diz:

    Já estou na página 27..mais 800 e depois dou-te a minha opinião 🙂

    Gostar

  2. […] DeLillo foi um daqueles casos que me prendeu ao primeiro livro. Foi com o magistral Submundo que fiquei a conhecer a escrita deste prolífico autor norte-americano – Ponto Ómega é o […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: