A montanha mágica

Tenho que confessar que a escalada desta montanha de mais de oitocentas páginas foi penosa. Este título, que teve nesta edição a sua primeira tradução directa de alemão para português, aborda um sem fim de aspectos da condição humana e, por isso mesmo, pela amplitude que alcança, acaba por perder em ritmo, em empolgamento.
A história relata a passagem de Hans Castorp pelo sanatório de Berghof; uma passagem que se esperava breve e  que acaba por se estender por alguns anos. É nesse período, muito por força dos horários estipulados, dos tempos de descanso,  que o jovem engenheiro civil vai aproveitar para questionar o que até aí tomava como aquirido. O amor e a ira, a saúde e a doença, a vida e a morte. As conversas com o seu primo Joachim, com Settembrini (principalmente este) e Naptha serão filosóficas; ideologias e idiossincrasias serão muitas vezes tema de conversa. Só esporadicamente, com o aparecimento de Clawdia Chauchat e com o duelo marcado entre Settembrini e Naphta, por exemplo, é que os dias de Castorp em Berghof terão alguma agitação. A arrastada passagem do tempo e as rotinas do sanatório acabam por abrandar em demasia a leitura, dificultando-a.
Pela qualidade da escrita de Mann e pela abrangência desta obra, talvez considere regressar a estas páginas noutra altura, com outra disposição, na esperança de delas retirar uma melhor leitura. Talvez.

Anúncios
Com as etiquetas ,

2 thoughts on “A montanha mágica

  1. Lena diz:

    E que tal escreveres coisas tuas? Aproveitar essa sensibilidade na escrita usando-a em produções pessoais?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: