A quinta dos animais

O que à primeira vista pode parecer uma simples fábula, é na verdade a forma que Orwell encontrou para, fugindo a uma espécie de censura, tentar desmascarar o regime político russo de então. Por alturas do regime Estalinista, tudo o que se lia e ouvia da URSS era informação filtrada. No prefácio de Orwell à edição ucraniana de A quinta dos animais, o autor refere que procurava denunciar o mito soviético através de uma história que pudesse ser facilmente compreendida por quase toda a gente e de fácil tradução para outras línguas. Conseguiu-o na perfeição. Ainda assim, esta é uma história que não se limita a caracterizar o que se viveu em tempos na URSS, mas que continua actual. Cada vez mais actual. É uma fábula (ainda que também se registe a presença humana) de classes sociais, de desigualdades, de poder e da acção que este tem sobre quem o detém. Depois de ter visto um pequeno rapazinho conduzir um grande cavalo por um estreito carreiro, dando-lhe chicotadas de cada vez que o animal se voltava, Orwell tomou consciência que os homens exploram os animais do mesmo modo que os ricos exploram o proletariado. É esta, no fundo, a base da analogia deste livro.
O meu primeiro contacto com este autor não podia ter sido mais prometedor. Terminada esta leitura, que ousaria definir como brilhante e obrigatória (não tanto pela escrita, que George Orwell quis simples e acessível, mas pela genialidade do seu exercício), tenho a certeza que não demorarei muito a arrancar com 1984, outra das suas obras mais conhecidas.

Anúncios
Com as etiquetas ,

5 thoughts on “A quinta dos animais

  1. Menphis diz:

    Estupidamente ainda não li esta obra, mas 1984 é um dos livros da minha vida.

    Gostar

  2. tiago silva diz:

    alguem me pode enviar o resumo deste livro para o meu mail probusines@hotmail.com , e para fazer uma apresentaçao no meu concelho

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: