Mulheres

Nesta obra de Charles Bukowski, o protagonista (e narrador) volta a ser Henry Chinaski. Em Correios, este relatava as suas dificuldades em encaixar na sociedade, a sua pouca predisposição para o trabalho e a sua queda para a bebida, o jogo e as mulheres. No final do livro, conhece-se o seu abandono da carreira de funcionário público e adivinha-se a sua iniciação enquanto escritor. Em Mulheres, acompanhamos o Henry Chinaski já poeta (poeta menor, como o próprio se intitulava), com direito a algum reconhecimento e com todo o tipo de facilidades, apesar da idade e do alcoolismo, com as mulheres.
Percebe-se rapidamente que Bukowski volta a servir-se de Henry Chinaski para um misto de romance e autobiografia, uma vez que não podemos dissociar os principais acontecimentos da vida de personagem e autor, desde as origens, à semelhança do nome (Henry Charles Bukowski), passando pelo alcoolismo, à década vivida como funcionário dos correios, à carreira literária iniciada tardiamente, até às mulheres que o acompanharam – Tanya e Sara, por exemplo, são personagens de Mulheres que se reconhecem de relacionamentos do autor.
Nas mais de trezentas páginas em que se registam episódios da vida do personagem, abundam – e sobram, diria mesmo – referências a sexo. A leitura pode tornar-se algo repetitiva (cerveja, sexo, cerveja, sexo, shots, sexo, whisky…) e as descrições detalhadas podem ferir o leitor mais susceptível. No entanto, é nas entrelinhas que se pode ler o essencial, um debruçar sobre as dificuldades dos relacionamentos, o amor e a solidão.

Anúncios
Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: