O tigre branco

Premiado com o Man Booker Prize 2008, O tigre branco é o romance de estreia de Aravind Adiga e apresenta-nos a Índia que não aparece nos folhetos turísticos. Balram (ou Munna) é o protagonista desta história e é ele quem, sob a forma de cartas ao primeiro-ministro chinês, nos vai contando como se tornou num empresário do lado luminoso da Índia, tendo nascido e crescido na escuridão do mesmo país. Esse relato leva-nos a descobrir a gritante desigualdade entre pobres e ricos: os primeiros – e mais abundantes – vivem em condições sub-humanas e, para sobreviver, vêem-se obrigados a ser criados toda a vida; os últimos vivem como querem, fazem dos criados o que entendem e ainda lhes sobra o suficiente para corromper quem for necessário. Sob a luz de um candelabro, Balram prepara o primeiro-ministro chinês para o que poderá esperar do país que se prepara para visitar e, sempre num registo irónico, vai-o ambientando à “democracia” indiana e pondo a par do crescimento desmesurado das suas principais e luxuosas cidades e da pobreza extrema das restantes zonas. Nesta correspondência, são ainda traçadas algumas comparações entre a Índia e a China e chega a fazer-se uma curiosa previsão: dentro de vinte anos, seremos apenas só nós, homens amarelos e homens castanhos no alto da pirâmide, e daí haveremos de governar o mundo.
A escrita de Aravind Adiga é muito directa e crua (não se espere deste O tigre branco um exercício de escrita sublime), o que ajuda a criar um retrato acutilante deste país emergente e das suas gentes. Este é um livro que interessará sobretudo a quem manifestar interesse na Índia e na sua tão distinta cultura – das tradições às crenças, religiosas ou não.

Anúncios
Com as etiquetas ,

2 thoughts on “O tigre branco

  1. Foi uma obra que adorei. Concordo que a escrita do texto não é sublime, mas a forma como os factos são descritos são simplesmente maravilhosos. De forma directa, simples e rápida ficamos a conhecer a verdadeira Índia.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: