Guerra e paz – Livro I

Um clássico é um clássico e, neste caso particular, o primeiro dos quatro livros que o compõem é suficiente para ter a noção da grandeza da obra. Nesta parte inicial, Tolstói faz o enquadramento histórico e social da época, apresentando e caracterizando detalhadamente as personagens que nos acompanham nas páginas seguintes. Assim que se dá início ao cenário de guerra (com Napoleão do outro lado da contenda) já nos são bem familiares o príncipe Andrei, Rostov e Pierre. O rigor das descrições de Tolstói é impressionante e, sem dificuldade, imaginamo-nos transportados para as batalhas que se vão dando.
A guerra é vista por cada uma das personagens que seguimos de perto de forma distinta. Aí, quando a fronteira entre o conhecido e o desconhecido é tão ténue, ficam à vista os medos e o que de mais autêntico há nas motivações de cada um e vêem-se abaladas as maiores certezas.

«Que é do céu alto que eu dantes não conhecia, que só hoje vi? – foi o seu primeiro pensamento – Também não conhecia este sofrimento – pensou. – Não, não sabia nada, até hoje não sabia nada. Mas onde estou?»

«Não há nada, nada de certo além da miséria de tudo o que me é compreensível e da grandeza de algo que me é incompreensível mas que é muito importante!»

O Livro I desta edição de Guerra e paz termina com uma vitória de Napoleão, mas com a certeza de muitas batalhas em aberto.
É impossível não ficar empolgado com a escrita de Tolstói, é impossível não ficar próximo das personagens que compõem a história e é impossível não se querer ir além deste primeiro livro e acompanhar o seu desenlace. Obrigatório.

(Por não ter os livros que se seguem, sou obrigado a fazer um intervalo que, tenho a certeza, será breve.)
Anúncios
Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: