E se eu gostasse muito de morrer

No seu romance de estreia, Rui Cardoso Martins escreve sobre o suicídio e os seus mistérios. O que leva alguém a querer pôr fim à vida? Quais os principais obstáculos à concretização desse objectivo? Que razões levam a que o Alentejo tenha uma taxa de suicídios bastante superior à do resto do país? São algumas destas perguntas as responsáveis pelo desenrolar da narrativa de E se eu gostasse muito de morrer – título brilhantemente roubado a um personagem de um romance de Dostoievski. Entre algumas ideias feitas e outras mais originais, o resultado global do livro é interessante, ainda que só no último terço consiga, aqui e ali, empolgar verdadeiramente. Nas pouco mais de duzentas páginas da obra, talvez pela sua formação em jornalismo, Rui Cardoso Martins repete referências a estatísticas (os números) e a pouco factos curiosos (como o da utilização de cortiça portuguesa em equipamentos espaciais), fazendo deste E se eu gostasse muito de morrer um romance a piscar o olho ao ensaio. A história do livro é o resultado das histórias e lembranças de cada uma das suas curiosas personagens e a histórias destas é, por sua vez, resultados de histórias passadas.
Ao contrário do que o tema principal sugere, E se eu gostasse muito de morrer é um livro leve (excepção feita ao relato do massacre de Wiriyamu) e de agradável leitura.

Com as etiquetas ,

One thought on “E se eu gostasse muito de morrer

  1. Oi, você poderia ler um conto meu e me passar seu ponto de vista…? Obrigado!

    http://robertvinicius.wordpress.com/2011/12/22/o-dinossauro-nao-dorme/

    Gostar

Deixe uma Resposta

