Desespero

Escrito mais de duas dezenas de anos antes de Lolita,  por muitos considerado o título maior de Nabokov, Desespero não é livro para deixar de se ter em conta. O autor russo, pela forma como estrutura a história e pelo uso que faz da escrita e dos seus recursos, deixa transparecer nesta narrativa a sua paixão por problemas de xadrez. Ao longo das mais de duzentas páginas da obra, as personagens (à imagem de peças de xadrez) vão sendo movidas com a habilidade necessária ao crescente interesse do leitor. Hermann, o protagonista do livro, vai mesmo conversando com o leitor à medida que avança na história.

Pedindo embora desculpa pelo desnorte díspar do meu contar, deixai-me repetir que não sou eu quem escreve, mas a minha memória, que tem os seus próprios caprichos e regras.
(…)
A minha vida está toda baralhada, uma confusão, mas aqui estou eu com palhaçadas, a fazer malabarismos com umas descriçõezinhas brilhantes, a jogar com o aconchegado pronome «nós», a piscar o olho ao turista, ao proprietário de chalé, ao amante da natureza, essa pitoresca misturada de verdes e azuis. Mas sê paciente comigo, leitor meu. O passeio que agora vamos dar será a tua rica recompensa. Estas conversas com o leitor também são bastante tontas. Apartes teatrais. O eloquente sussurro: «Agora, baixinho! Vem aí alguém…»

A identidade, a sanidade mental e o homicídio são temas sempre presentes neste romance. Pensar que Nabokov o escreveu (originalmente, uma vez que foi revisto mais de trinta anos depois) com trinta e três anos é coisa para conduzir ao espanto. O autor, que começou a escrever em russo e passou depois a escrever em inglês, entra assim, à primeira leitura, para a galeria de autores obrigatórios: Lolita, O olho e Riso na escuridão são alguns dos títulos já em vista.

Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

