Herzog

A descoberta de Saul Bellow veio, no meu caso, com Ravelstein. Logo nessa altura deixei elogios ao livro e ao autor, afirmando que outros títulos seus estariam já marcados como obrigatórios. O amigo Tiago Sousa Garcia achou por bem ir aos comentários dizer que Herzog era indispensável e, quase um ano depois (mais do que o desejável, mas a ordem das leituras obedece a ordem nenhuma), eis-me chegado ao momento de dizer de minha justiça.
O personagem principal deste livro é Herzog, um professor de filosofia (tal como Ravelstein) que tem um começo de carreira fulgurante e que depois se vai desvanecendo. A história de  Moisés Herzog vai-nos sendo contada pela sua própria voz e por intermédio de inúmeras cartas que escreve (muitas apenas mentalmente) a amigos, conhecidos, figuras públicas e até mesmo a gente que nunca conheceu. E é através desta espécie de catarse que este homem espera poder entender a sua história e, assim, dar o rumo certo à sua vida.
Herzog é mais um exemplo da primorosa escrita de Saul Bellow, da sua capacidade de análise do homem e da sua enorme capacidade de, a partir dessa análise, construir personagens muito reais, cheios das pequenas particularidades que nos diferenciam uns dos outros. Como único senão, referiria alguma falta de “ritmo” da narrativa e alguma monotonia descritiva (e aqui refiro-me essencialmente a descrições de estados de espírito e de consciência). Não será o livro ideal para quem se pretende ver arrebatado pelo desenrolar dos acontecimentos, para quem precisa de ver, a cada página, o apelo à curiosidade. É um livro que convida ao mergulho interior, para um leitor paciente, um livro que precisa de tempo. A quem o tiver e disponibilizar, a recompensa acabará por chegar.

Anúncios
Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: