O último livro

É preciso chegar às páginas finais deste O último livro para se perceber que a ideia de Zoran Živković era boa. Acontece que o autor, talvez deslumbrado pela estrutura e pela trama que imaginou, se esqueceu de povoar o livro de coisas interessantes. Assim, em mais de duzentas páginas, assiste-se a um romance policial tão vazio e tão pobre que nem a revelação final, a da estrutura do livro (essa sim, interessante), é capaz de salvar. As personagens principais, um polícia formado em literatura e uma bibliotecária, andam ao sabor de uma narrativa que tem como única preocupação caminhar para o final sem desvendar demasiado. Não há suspense que valha a um livro tão desabitado. Como se já não bastasse, Živković, muito ao estilo José Rodrigues dos Santos, convoca para o seu enredo uma misteriosa seita. É a estocada final. Julgo mesmo que o autor se terá apercebido, na revisão do livro, do pouco que fez com a sua ideia original, facto que o terá levado a atribuir à personagem do polícia bibliófilo a seguinte consideração (reduzo ao máximo, para não desvendar o que quer que seja ao improvável leitor que, por esta altura, ainda esteja interessado em pegar no livro):

– Na verdade, ele escolheu. Ele não considera os romances de detectives literatura light.

Sou obrigado a dizer que, neste caso, talvez devesse. Faça-se justiça ao desafortunado mérito do título do livro: no meu caso, e apesar de tudo de bom que tenho lido acerca de A biblioteca, deverá ser o último de Zoran Živković.

Anúncios
Com as etiquetas ,

2 thoughts on “O último livro

  1. Olá!

    Leia o A Biblioteca. Eu terminei-o esta semana e gostei muito. Falei sobre isso no meu blogue («As Minhas Quixotadas»), não sei se viu. Os contos são muito bem engendrados e, para quem gosta de livros, absolutamente deliciosos.

    Boas leituras!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: