Segura-te ao meu peito em chamas

O nylon da minha aldeia é uma novela de Possidónio Cachapa. Este título, que nunca me seduziria, está incluído neste livro de título que me seduziu, Segura-te ao meu peito em chamas. A novela (que, ao que parece, já teve adaptação cinematográfica, numa curta-metragem do próprio autor) merece o pouco tempo que requer do leitor. Numa escrita precisa, Possidónio Cachapa conta a história de dois personagens muito curiosos que vivem uma época e um espaço rural não muito distantes (o Alentejo da década de 70), Marcelo e Lourdinhas. Vi-me, com relativa facilidade, transportado para o universo de Valter Hugo Mãe, algures entre o remorso de baltazar serapião  e O filho de mil homens: a ruralidade e a adequação da linguagem tem muito do primeiro; as vidas condicionadas e problemáticas (quase trágicas) dos personagens tem paralelo em ambos; e o desenrolar da história no sentido da felicidade lembra muito o segundo. Mas isto é só o que os aproxima, muitas mais são as coisas que os diferenciam e que fazem valer a pena a sua leitura. Contornando meia dúzia de lugares comuns, encontramos neste curto O nylon da minha aldeia uma escrita agradável e cuidada que favorece a ternura da história narrada.
Se, falando de Segura-te ao meu peito em chamas, ainda só aqui constam referências a O nylon da minha aldeia, é fácil de perceber que, terminada esta novela, o livro decai bastante. Daí em diante, a escrita mantém-se agradável, mas não volta a conseguir o efeito obtido no texto de abertura, o que faz com que alguns defeitos (os já referidos lugares comuns, uma ou outra metáfora mais forçada…) se tornem mais visíveis, mais claros. Se há razão para pegar neste livro, ela surge logo nas primeiras páginas.

Anúncios
Com as etiquetas ,

One thought on “Segura-te ao meu peito em chamas

  1. deep diz:

    Há algo nesta apreciação que me lembra “O Breviário das Más Inclinações” de José Riço Direitinho. Fico curiosa. Boas leituras. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: