Os objectos chamam-nos

Os objectos chamam-nosOs meus primeiros encontros com Juan José Millás deveram-se aos seus textos jornalísticos. Quis o destino que um meu amigo, jornalista, fosse atento seguidor do que o autor espanhol vai escrevendo e, com isso, foi crescendo a minha curiosidade. Recentemente, quase de uma assentada, chegaram às minhas mãos três livros de Millás, Duas mulheres em Praga, Assim era a solidão e Os objectos chamam-nos. Foi a este último que dei prioridade. Numa série de breves textos, o autor vai catalogando a vida nas suas mais pequenas coisas, nas suas particularidades, no que nela há de mais banal. Estas pequenas narrativas são, portanto, uma espécie de crónicas do quotidiano. Partindo do mundano, Millás leva o leitor a questões interessantes como a identidade e o livre-arbítrio, por exemplo, sem perder uma sempre presente ponta de humor e sem deixar de resvalar, aqui e ali, para o nonsense.
Os objectos chamam-nos é um livro que confirma a qualidade de escrita já encontrada nos textos jornalísticos do escritor espanhol e que se lê com agrado. Não será, no entanto, daqueles livros que perdurem no leitor. A próxima incursão à obra de Millás terá que passar pelo romance.

Anúncios
Com as etiquetas ,

4 thoughts on “Os objectos chamam-nos

  1. C. diz:

    Já me cruzei diversas vezes com este livro e com “O Mundo” e fiquei na dúvida, não sabia bem o que esperar.
    Vou tratar de dar uma oportunidade ao Millás.

    Gostar

  2. deep diz:

    Comecei, há alguns anos, com “A desordem do teu nome” recomendado por uma amiga, depois li “O Mundo” (gostei especialmente deste) e “A ordem alfabética”. Fico curiosa em relação a este “Os objectos chamam-nos”.
    Boas leituras. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: