Mostrar tudo com duas palavras

Imaginem-se dois adolescentes. Um casal. Imagine-se uma relação de amizade já na fronteira do que pode adivinhar-se como romance. Estamos num texto de Cortázar, Os gatos, e o rapaz abriu o joelho num arame farpado. A rapariga ajuda-o a chegar a casa e a esconder-se da mãe. Como se não bastasse, expõe-se mais e viola a maleta proibida (cianeto, bicloreto, seringas, cânulas) para ir buscar tintura de iodo e gazes. Enquanto o rapaz cerrava os dentes para não chorar à frente dela, a rapariga tratava-lhe do joelho. Misturando em doses certas a relação entre os dois jovens, a tensão relativa à violação de uma mala proibida, a muita vontade de ajudar o rapaz e a inexperiência típica de uma adolescente, Cortázar atira ao leitor duas palavras perfeitas para descrever a forma como a rapariga se dedicou à desinfecção da ferida: selvagem minúcia.

Anúncios
Com as etiquetas , ,

2 thoughts on “Mostrar tudo com duas palavras

  1. C. diz:

    Há uns meses li “Bestiário” e achei fantástico, o que tendo em conta que se trata de um livro de contos, género que sempre pensei que não me agradava particularmente, é suficiente para saber que este senhor escreve de uma forma esmagadora.
    Ando com o “Rayuela” fisgado, e este “Papéis Inesperados” também está lá por casa, mas os passeios às bibliotecas fazem-me ir por outros caminhos, relegando os livros das minhas estantes para 2º plano (ai, o Cortázar, o Pérec e o Canetti que me perdoam a negligência):)
    Parece-me que os senhores da Argentina são bastante dotados para a escrita

    Gostar

    • Carriço diz:

      De “Bestiário” recordo, essencialmente, um conto fantástico, qualquer coisa como “Às portas do céu”, ou parecido (teria que confirmar). “Rayuela” estará entre os meus livros preferidos. Li-o de uma forma e hei-de lê-lo da forma alternativa. “Papéis inesperasos” apresenta uma série de textos do autor, encontrados em sua casa. Tem coisas brilhantes, como este “Os gatos”, e outras nem tanto. Mas está sempre presente um autor ímpar.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: