Barcelona de trazer por casa

O universo de Juan Marsé é Barcelona. Cada livro seu é um passeio pelas ruas, gentes, tempos e histórias da cidade. Eis-me acabado de entrar no seu terceiro romance (ordem de leitura): não conheço Barcelona, mas sinto-me sempre como se chegasse a casa.

Anúncios
Com as etiquetas ,

2 thoughts on “Barcelona de trazer por casa

  1. C. diz:

    Desde que li “Rabos de Lagartija”, e que pude confirmar que este senhor escreve tão bem, que constrói personagens memoráveis, que nos agarra para nos atirar contra o inesperado, sei que quero voltar a lê-lo- a dúvida é se me atiro a “El embrujo de Shanghai” ou ao “caligrafia dos sonhos”.
    Em jeito de confissão tenho uma coisa por Barcelona que os espanhóis chamam “querencia”. Há uma riqueza, uma identidade muito própria. Por causa disso, Este ano tenho pendido para os escritores dessa região-Josep Pla, Vila-Matas, o Marsé, Jaume Cabré (até descobri que o Juan Gabriel Vásquez vive lá).
    Começo a pensar que há algo por lá que contamina não só o futebol (há um texto divertidíssimo de Vila-Matas sobre Pep Guardiola que diz qq coisa como-queria o V-M discutir futebol com o Guardiola e não foi possível porque este é um apaixonado por literatura e então só foi possível discussão de Joyce para cima, no “Una Vida Absolutamente Maravillosa”), mas também a literatura.
    BCN:D

    Gostar

    • Carriço diz:

      A meio de “O feitiço de Xangai” e tendo já lido “Caligrafia dos sonhos”, diria para se lançar a este último. A exemplo de “Rabos de lagartixa”, ambos apresentam personagens deliciosos (David, Ringo e Daniel, um menino no centro,de cada narrativa, mais a singular senhora Mir, em “Caligrafia dos sonhos”). A vantagem deste que lhe recomendo vem desse apelo ao inesperado – a cena inicial é logo de uma poesia…
      Ainda assim, qualquer que seja a ordem, acho que irá chegar ao outro. 🙂
      Quanto a Barcelona, é uma cidade que cresce com cada livro de Marsé e com um ou outro livro de Vila-Matas (mais cidadão do mundo). Espero visitá-la um dia e poder sentir mais as leituras que fiz, os espaços,que li.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: