A viagem vertical

Federico Mayol é a personagem central de um romance que é, como o seu título desvenda, uma viagem sem regresso, vertical. Geograficamente, o ponto de partida é Barcelona e o percurso faz-se pelo Porto, por Lisboa e pela ilha da Madeira. A parte mais significativa desta viagem, porém, está na procura de Mayol em conhecer-se, descobrir-se, compreender-se e até reinventar-se. Uma viagem interior, até ao fundo de si mesmo. Vertical também por isso, portanto. Nesta abordagem, o ponto de partida – e dínamo – da viagem é o anúncio da separação, que põe em causa uma vida vivida em função de mulher e três filhos. As frustrações sempre se foram escondendo debaixo da larga gabardina que era a necessidade de trabalhar e sustentar a família. Uma viagem com estas características tem, obrigatoriamente, que questionar a vida. E a morte, que, como dizia Terrades, amigo de Mayol, se esconde nos relógios. Enrique Vila-Matas tem alguma dificuldade em escrever livros que não façam referência a outros livros e, por essa mesma razão, não é motivo de espanto que esta viagem contemple uma paragem na cultura.
Por muito que pesem as diferenças entre personagem e leitor, será difícil que este último se mantenha à margem de um mergulho semelhante ao de Mayol, ao que de mais fundo há em si, à sua Atlântida – afundar-se para se encontrar.
Vila-Matas pertence a um reduzido leque de autores que conseguem, com o mesmo livro, entretenimento e enriquecimento pessoal. A viagem vertical é um desses casos e merece toda a atenção.

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