O rapaz, a guitarra e o tom dela

Hoje fui agarrado pelos colarinhos e sinto que ainda não me largaram. É uma mão de um homem que se sente o rapaz que cresceu em Tondela. Mas Tondela é passado e o futuro a Deus pertence, falemos portanto do presente, que é o tempo verbal e o que quero oferecer a mim próprio. Chama-se O grande medo do pequeno mundo e é o último trabalho de Samuel Úria, cantor de prosas escritas com a cabeça no lugar. Samuel chegava para este disco, mas isso não chegava para Samuel. E é dessa necessidade de cantar coisas que outras vozes podem cantar melhor que, a determinada altura, o rapaz de Tondela promete segurar Márcia, que retribui na sua voz de mulher que se vê bonita de olhos fechados. Lá pelo meio, há ainda espaço para um melodioso triunvirato composto por Úria, Zambujo e Miguel Araújo. É tudo bom, mas o melhor está por contar e aparece quando Samuel se agarra a Manuel como o diabo foge da cruz. O que era bom é agora perfeito. Nas palavras de um e outro, canta-se a dificuldade do homem em chorar. Pedem-se olhos emprestados e receitas do caldo lacrimal. Canta-se uma masculinidade que um dia se fez medir pela apresentação de um lenço enxuto. Os homens tiveram que aprender a chorar da mesma forma que aprenderam a fazer fogo.
Foi a palavra que inventou a música de Samuel Úria e foi essa música que, feita mão, me agarrou pelos colarinhos. E agora vejo-me preparado para ir dormir e ainda tenho esta mão ao pescoço. Não sei como me vou virar durante a noite, mas amanhã conto fazer-lhe a vontade e ir a correr gastar menos de dez euros num disco tão bem escrito.

Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

