Cama de gato

Cama de gatoDividamos, por uma questão de comodidade, a análise deste livro em duas partes desiguais: na primeira caberão os elogios, na segunda ficará um reparo.
Kurt Vonnegut lança-se a este Cama de gato com uma visão crítica e ao mesmo tempo humorada sobre o progresso, a ciência, a religião e a estupidez humana. Como uma empreitada destas não é coisa fácil, o mérito do autor começa na originalidade das ideias, na frontalidade com que olha para o mundo, e estende-se à estrutura escolhida para a narrativa e à escolha e caracterização das personagens. Por estes aspectos, esta espécie de sátira ao homem moderno, que inventa por inventar e sem pensar nas consequências, trate-se de um inofensivo gadget ou de uma ameaçadora arma, é uma leitura interessante. Por estes aspectos, esta espécie de paródia à religião, que inventa uma religião, o bokononismo, para dizer, sem se excluir, que todas elas mentem, é uma leitura muito divertida.

A primeira frase de Os Livros de Bokonon é a seguinte:
«Todas as verdades que estou prestes a contar-vos são mentiras descaradas.»
A minha advertência bokononista é:
Uma pessoa que não consiga perceber como é possível que uma religião útil se baseie em mentiras também não compreenderá este livro.
Assim seja.

As virtudes do livro são, portanto, muitas. O reparo é um, mas pesado. Este livro tinha tudo para ser um daqueles livros, mas peca na escrita. É verdade que serve bem o propósito da obra e é até coerente com uma abordagem quase científica, mas sente-se a falta de algum trabalho nas frases, de força própria, de ritmo. O que o livro consegue é à força das ideias e da construção, dos alicerces. Porque a escolha da palavra também conta, Cama de gato fica a uma curta distância de ser um livro brilhante. É, ainda assim, interessante.

Anúncios
Com as etiquetas ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: