Paradiso

ParadisoA recomendação de Julio Cortázar foi mais do que suficiente para me levar a uma determinada busca por este livro de Lezama Lima. Fora do circuito comercial mais abrangente, foi na biblioteca que o consegui encontrar. Se outro mérito não tivesse, esse já ninguém lho roubava. Mas Paradiso é, obviamente, mais. Muito mais. As primeiras páginas deslumbram pela linguagem. É um trabalho de filigrana constante, cada palavra escolhida a dedo, colocada no lugar certo e brilhantemente acompanhada. O autor, cubano, sempre se dedicou à poesia e terminou os seus dias a definir-se como poeta. Um poeta que tentou um poema em prosa. E é precisamente isso que se sente em Paradiso, que há uma força oculta na palavra, uma melodia à espreita.
A história começa com a estranha doença de José Cemi, mas aquilo a que habitualmente chamamos história vai perdendo importância à medida que se vai fazendo o retrato social de uma época e acaba por se deixar para segundo plano assim que são encetadas as conversas (filosóficas, quase sempre) entre Cemi e os seus amigos universitários.
A sexualidade, particularmente a homossexualidade, está muito presente, assim como a arte e a poesia enquanto tema propriamente dito, razões pelas quais Paradiso também é entendido como uma espécie de autobiografia do autor.
O maior problema de Paradiso acaba mesmo por ser a sua dimensão: é grande naquilo a que se propõe, é grande na riqueza linguística e é grande em tamanho. Daí que, muitas vezes, passado o espanto pela escrita, aborreça e custe. Em suma, não é um livro fácil e não deve ser escolha de quem pretenda relaxar e usufruir. Paradiso interessará, essencialmente, aos apaixonados das letras.

Anúncios
Com as etiquetas ,

One thought on “Paradiso

  1. deep diz:

    Fico curiosa. Obrigada pela sugestão. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: