Aprender a rezar na Era da Técnica

Aprender a rezar na Era da Técnica Depois de muito adiar a vontade e os conselhos de um par de amigos, lá cheguei à escrita de Gonçalo M. Tavares. E cheguei tarde, como se chega sempre a uma coisa que merece ser descoberta assim que desponta, como a flor que deve ser vista no exacto momento em que desabrocha. A escrita, bem trabalhada mas a sentir-se de forma muito natural, apresenta-se viciante e desafiante, uma espécie de palavra puxa palavra, pensamento que suscita pensamento. Com este Aprender a rezar na Era da Técnica, pelo menos, ficou a ideia de que ler Gonçalo M. Tavares é não parar, é pensar e procurar.
Este é o quarto título da tetralogia O Reino, uma série de livros que não são negros por acaso, mas porque neles se retrata o que de pior há na natureza humana. Neste volume, a narrativa conduz-nos pela vida de um talentoso médico que decide estender o seu toque mágico à sociedade e, assim, abraça a política. Como médico, apesar de não deixar de ser desprezível, Lenz conseguia ser profissionalmente rigoroso e conduzia o bisturi pelo lado que deve ser, pela salvação de um corpo. Já na política, o seu bisturi deixava de ter esse sentido objectivo da salvação. A narrativa avança e o retrato de uma humanidade desfigurada vai sendo traçado, mas o essencial do livro é o que Gonçalo M. Tavares, escritor também ele capaz de operar, vai deixando no corpo aberto do leitor. Muitas perguntas e reflexões. Muitas respostas, também.
Aprender a rezar na Era da Técnica foi a primeira e única incursão no universo literário do autor português, mas manterá esse estatuto por breves momentos. Dorme já na mesa de cabeceira o próximo paciente, um tal Joseph Walser.

Anúncios
Com as etiquetas , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: