As mais belas coisas do mundo

As mais belas coisas do mundoTer um filho a iniciar-se na leitura tem sido uma fonte de coisas boas. Desde peripécias com escritos encontrados em locais públicos – daqueles que um pai agradece não ter que explicar – a lições de literatura:
– Então, já acabaram A Floresta?
– Estamos quase. E depois vamos fazer um intervalo e não vamos ler Sophia de Mello Breyner. Sabes, é que o filho dela também escreve e vamos ler um livro dele.
As minhas visitas à biblioteca também têm sido, por isso, menos umbiguistas. Em vez de livros para um, passei a entrar com o intuito de encontrar livros para dois. E a impressão que tinha sobre os livros infantis tem-se confirmado: há muita e original oferta.
Das escolhas recentes, destacaria O meu avô, pela premiada ilustração de Catarina Sobral, e Os sapatos – Histórias do Senhor Valéry, do livro de Gonçalo M. Tavares, com ilustrações de Rachel Caiano, pela simplicidade com que convida as cabeças mais jovens ao confronto de ideias.
Escolha nem por isso acertada para o filho, pela tenra idade, mas que muito agradou ao pai foi As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe, com ilustrações de Paulo Sérgio BEJu. Centrado num menino e no seu avô, o livro é uma pequena maravilha de cerca de trinta páginas. As ilustrações são tão bonitas quanto enigmáticas e as palavras de Valter Hugo Mãe carregam uma sensibilidade notável. São palavras escolhidas a dedo para tirarem o proveito máximo de publicações que não se querem extensas, ao contrário de outros terrenos em que o autor tão bem se move, como o romance, e são palavras que aliam à sensibilidade a sonoridade, colhendo também os frutos da experiência do escritor na poesia. Nessa economia de palavras, ainda assim, abundam significados que devem fazer parte do crescimento de qualquer criança, como família, valores e natureza, só como exemplo. É por isso que, um dia, quando a idade do meu filho mais se adequar, este livro voltará a ser convidado a entrar lá em casa.

Anúncios
Com as etiquetas , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: