A sétima porta

A sétima porta foi o meu primeiro contacto com a escrita de Richard Zimler, autor de sucessos de vendas como Os anagramas de Varsóvia ou O último cabalista de Lisboa. Sabia, à partida, que ia entrar num registo de ficção histórica com inclinições para algum misticismo. Tardei em entrar verdadeiramente no livro, mas quando isso aconteceu, a leitura acabou por ser agradável. A Zimler interessa a história, a acção propriamente dita, interessa que o leitor fique preso aos desenvolvimentos da trama, daí que não se note um grande trabalho na escolha das palavras, nos artifícios usados – há metáforas, com um intervalo de páginas relativamente pequeno, a fazerem referência a estradas infinitas e a becos sem saída, por exemplo – ou na sonoridade das frases. O importante, no que este A sétima porta  dá para perceber da escrita de Richard Zimler, é que o leitor tenha necessidade de saber o que vem depois. E, nesse aspecto, o autor que se naturalizou português é muito competente. Algumas personagens são exageradamente invulgares, mas até isso acaba por resultar bem numa ficção que se debruça sobre um tema tão duro e difícil de compreender como a Europa dos tempos de Hitler. As questões mais místicas, com raízes no judaísmo, foram as que menos atenção me despertaram, mas admito que possam, para quem por elas se interessar, elevar o livro a outro patamar. Resumindo, uma leitura que demorou a apanhar o ritmo, mas que se revelou interessante.

Anúncios
Com as etiquetas ,

2 thoughts on “A sétima porta

  1. deep diz:

    Foi uma das minhas leituras do verão passado. Gostei bastante. Antes, li O Último Cabalista de Lisboa e A Ilha Teresa, dois registos diferentes, mas ambos interessantes.

    Boas leituras!

    Gostar

    • Carriço diz:

      Foi uma leitura agradável e, dentro daquilo a que o autor se propõe, está bem conseguido, mas não fiquei com aquele apetite voraz para lhe conhecer o resto da obra. É que há tanta coisa… 🙂

      Boas leituras!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: