Ouve a canção do vento | Flíper, 1973

Ouve a canção do vento | Flíper, 1973A minha abordagem a Murakami não foi a melhor, admito. A primeira coisa que lhe li foi Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo, que não é bem um romance. Agora, vem-me parar às mãos este livro, que reúne duas histórias que são o embrião da carreira do escritor japonês. Estiveram por publicar durante muitos e bons anos e só recentemente – por pressão das editoras, consta – chegaram às prateleiras. Deste conjunto de três obras, não consigo descortinar os motivos que levam a que Murakami seja um dos crónicos referidos aquando da atribuição do Nobel da Literatura, e muito menos que encabece a lista de favoritos, como acontece este ano. Provavelmente, há muito mais do que aquilo que eu conheço, na literatura do autor. O facto de ter adiado tantos anos a publicação de Ouve a canção do vento e de Flíper, 1973 é capaz de ser um sinal de que o próprio Murakami considera estas obras pouco condizentes com o que produziu posteriormente, o que é muito natural, se tivermos em conta que foram duas histórias escritas essencialmente à mesa da cozinha, depois do dia de trabalho, e o primeiro contacto de um jovem e ávido leitor com o processo de escrita. Foi com estes livros que Murakami experimentou métodos e se descobriu, no fundo.
Esquecida a história do Nobel da Literatura e toda a responsabilidade que este acarreta (ou devia acarretar, já que ultimamente as distinções parecem distribuir-se por critérios geográficos, raciais, de género, políticos e outros que tais, sem desprimor para todos os premiados, alguns dos quais até desconheço), Ouve a canção do vento e de Flíper, 1973 serão livros que interessarão sobretudo aos mais devotos leitores de Haruki Murakami, que gostarão de acompanhar o nascimento do autor. Para os restantes, serão duas leituras agradáveis e pouco mais.
Para não fazer juízos precipitados, comprometo-me a voltar à sua obra, para uma espécie de tira-teimas, tentando ser mais criterioso na escolha do livro.

Anúncios
Com as etiquetas , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: